O que e o retardo mental leve?

O que é o retardo mental leve?

O retardo mental leve, também conhecido como deficiência intelectual leve, é caracterizada por limitações discretas relacionada à aprendizagem e capacidade de comunicação, por exemplo, que demoram a ser desenvolvidas.

Quais os tipos de retardo mental?

Como a Deficiência Intelectual é classificada

  • Retardo mental leve (Qi entre 50-69)
  • Retardo mental moderado (Qi entre 35-49)
  • Retardo mental grave (Qi entre 20-40)
  • Retardo mental profundo (Qi abaixo de 20)

O que é uma pessoa deficiente mental?

Segundo a AAMR (Associação Americana de Deficiência Mental) e DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), pode-se definir deficiência mental como o estado de redução notável do funcionamento intelectual inferior à média, associado a limitações pelo menos em dois aspectos do funcionamento …

Qual o tratamento para retardo mental leve?

Tratamentos para Retardo Mental Moderado

  1. Psicomotricidade. O tratamento com sessões de psicomotricidade, onde são realizados exercícios e terapias que ajudam no desenvolvimento motor e cerebral da criança.
  2. Medicamentos.
  3. Outras terapias.

Quem tem retardo mental leve pode se aposentar?

Pessoas que convivem com doenças mentais têm direito à Aposentadoria em decorrência da patologia quando esta o incapacita para o trabalho. Portando o segurado do INSS comprovando à Justiça que é portador de doença mental, este poderá solicitar a Aposentadoria por Invalidez ou Especial perante a Justiça.

O que é considerado doença mental?

As doenças mentais são condições de saúde que envolvem mudanças na emoção, pensamento ou comportamento (ou uma combinação delas). As doenças mentais estão associadas à angústia e / ou problemas de funcionamento em atividades sociais, de trabalho ou familiares.

É errado falar problema mental?

O adjetivo ‘mental’, no caso de deficiência, mudou para ‘intelectual’ a partir de 2004. CORRETO: ‘ela é surda [ou cega] e não tem deficiência intelectual’. A poliomielite já ocorreu nesta pessoa (por ex., ‘ela teve pólio’). Enquanto a pessoa estiver viva, ela tem sequela de poliomielite.

Como saber se uma pessoa tem retardo mental?

5 sinais de quem possui transtornos mentais

  • Apresenta problemas de sono. Esse é um problema relacionado a diversos transtornos mentais, podendo ser desde a insônia até o excesso de sono.
  • Está sempre ansioso ou tenso.
  • Humor se altera com facilidade.
  • Tem se afastado das pessoas.
  • Esquecimento frequente.

Qual o termo correto para deficiente mental?

TERMO CORRETO: pessoa com deficiência intelectual (esta deficiência ainda é conhecida como deficiência mental). O termo deficiente, usado como substantivo (por ex.: o deficiente intelectual), tende a desaparecer, exceto em títulos de matérias jornalísticas por motivo de economia de espaço.

O que pode causar retardo mental?

Principais causas Na maioria dos casos, a causa do retardo mental é desconhecida, mas várias condições durante a gravidez podem causar ou contribuir para o desenvolvimento do retardo mental na criança, como o uso de certas drogas, o consumo excessivo de álcool, a radioterapia e a má nutrição.